Método indicado para investigação mineral e geotécnica, podendo ser usado para medir a espessura do pacote de solo ou de sedimentos sobre o embasamento, a profundidade do lençol freático em terrenos arenosos, mapeamento de cavernas a profundidades superiores a 30 metros, classificar a resistência dos materiais que irão ser escavados em obras de tuneis e canais, entre outras aplicações.
Sísmica de Reflexão para Hidrocarbonetos
Aquisições de dados sísmicos para exploração de petróleo ou gás empregando fonte não explosiva, ou seja, sem a necessidade de utilizar explosivos (como dinamite ou explosivos plásticos) o que é ideal para levantamentos em áreas próximas a ambientes urbanos ou em parques ou reservas com proteção ambiental, pois não causarão danos às residências ou à natureza.
Fonte sísmica AWD
Fonte empregada em levantamentos do tipo AWD (Accelerated Wave Drop), a qual permite múltiplos disparos, os quais somados permitem investigar cada vez mais fundo, indo de poucas dezenas de metros até um pouco mais de 2000 metros.
Ensaio Cross-Hole
O ensaio cross-hole, conhecido como ensaio sísmico entre furos, consiste na geração de ondas sísmicas em um furo de sondagem e o seu registro em um ou dois furos adjacentes e pouco espaçados entre si. A fonte e os geofones devem estar posicionados na mesma cota de investigação. As medidas são geralmente realizadas em intervalos regulares de 1 metro.
O ensaio sísmico cross-hole, por ser realizado em furos de sondagem, é a técnica geofísica que fornece com maior precisão o perfil de velocidade das ondas sísmicas de cisalhamento (ondas S) e compressionais (ondas P) em função da profundidade, os resultados obtidos permitem calcular os módulos de elasticidade das rochas, para serem utilizados no planejamento de fundações em projetos de engenharia.
Ensaio Down-Hole
O ensaio down-hole permite obter as velocidades das ondas primárias e secundárias, P e S, ao longo de trajetórias diretas entre dois pontos. Cada ponto localizado na mesma profundidade dentro de um furo diferente. Em um dos furos, a fonte de energia está localizada (emissor) e, no outro furo, geofone (receptor), os resultados obtidos permitem calcular os módulos de elasticidade das rochas, para serem utilizados no planejamento de fundações em projetos de engenharia.
Ensaio MASW
O ensaio MASW utiliza a curva de dispersão proveniente da transformação bidimensional (slant stack) do registro multicanal das componentes verticais da energia gerada artificialmente por uma fonte sísmica, obtendo-se informações em 1D, 2D e 3D . O objetivo principal da análise é explorar o caráter dispersivo das ondas superficiais em meios estratificados a fim de inferir variações nas propriedades elásticas da subsuperfície associadas às mudanças litológicas e/ou petrofísicas. Os resultados são usados em projetos de fundações de geradores eólicos e de outras obras de engenharia. É um método bastante aplicado em áreas urbanas, devido a sua praticidade na etapa de aquisição dos dados e ao fato de que o que seria ruído na sísmica convencional pode ser usado como sinal no ensaio MASW.
Sísmica Marinha
Métodos sísmicos aplicado em lagos, rios, represas, baias, áreas portuárias ou mesmo em mar aberto sobre a plataforma continental. Estudos sobre sedimentação, deposição e erosão em ambientes subaquáticos. Estudos sobre a propriedades dos sedimentos e das estruturas presentes no assoalho da lâmina d’água. Mapeamento do topo do embasamento subjacente ao pacote sedimentar.
Sistema Boomer
O sistema Boomer realiza o mapeamento do topo do embasamento e investiga áreas para futura sondagens.
Sistema CHIRP
Este Sistema utiliza como sinais sísmicos FM de banda larga para se obter uma alta razão sinal/ruído e fina resolução . Entre suas principais aplicações está o mapeamento das trajetórias de tubulações e de cabos e estudos sobre os sedimentos superficiais.
Sistema Side-scan Sonar
Este sistema serve para se obter imagens do assoalho da lâmina d’água. Entre as suas principais aplicações estão as operações de investigação subaquática, o mapeamento superficial das feições presentes no piso marinho (ou subaquático) e o mapeamento das estruturas submarinas criadas pelo homem.