É o estudo da Terra a partir de medidas de campos físicos que se propagam através de seu interior. Diferente da Geologia cujo estudo da Terra é feito via observações diretas das rochas, quer à superfície, quer provenientes de amostras colhidas em furos, e a dedução da sua estrutura, composição, ou história baseada na análise dessas observações, a Geofísica, aplica os princípios da Física ao estudo da Terra.

A Geofísica Aplicada é uma importante ferramenta de investigação em projetos de engenharia, na geotecnia e em estudos relacionados ao meio ambiente. Integrada com outras áreas do conhecimento fornece informações relevantes para a tomada de decisões e melhor compreensão do modelo geológico de uma determinada área.

Constitui-se também em um conjunto de ferramentas de investigação indispensável no mapeamento de passivos ambientais (contaminações, objetos enterrados, etc) e de áreas submersas, fornecendo subsídios técnicos a projetos de pontes, túneis, oleodutos, minerodutos, portos, rodovias, ferrovias, hidrovias e barragens.

A investigação Geofísica é não-invasiva. As propriedades da subsuperfície são estimadas por meio de medição, análise e interpretação dos campos físicos na superfície.

Aplicações da Geofísica

  • Estudo de fenômenos físicos da Terra:
    • terremoto, tsunamis, vulcões, movimentação de placas tectônicas, etc.
  • Monitoramento Ambiental
  • Prospecção
    • Mineral
    • Água subterrânea (exploração e mapeamento de contaminação)
    • Petróleo
  • Para fins forenses
    • determinação de cemitérios clandestinos, etc.
  • Em problemas de engenharia
    • Infraestrutura de estradas e pontes
    • Urbano (mapeamento de utilidade, a localização do tanque de armazenamento subterrâneo)
    • Engenhos explosivos não detonados (detecção e caracterização)
    • Segurança de Barragens
  • Mapeamento Geológico
  • Arqueologia

Os métodos de prospecção geofísica, demonstrados a seguir, são utilizados para detectar e localizar corpos ou estruturas do subsolo de forma não destrutiva, possibilitando determinar sua dimensão e algumas propriedades físicas.

Os métodos de prospecção geofísica, demonstrados a seguir, são utilizados para detectar e localizar corpos ou estruturas do subsolo de forma não destrutiva, possibilitando determinar sua dimensão e algumas propriedades físicas.

Métodos Elétricos e Eletromagnéticos: Eletroresistividade, Polarização induzida, Transiente eletromagnético, Magnetotelúrico

A prospecção elétrica recorre ao uso de uma grande variedade de técnicas, cada uma delas baseada numa diferente propriedade ou característica dos materiais do solo.

Resistividade:

Este método produz informação sobre as camadas, ou corpos, que tenham anomalias na sua condutividade elétrica. O método resistivo é usado, sobretudo em estudos de águas subterrâneas e caracterização geológica.

Potencial espontâneo:

É usado para detectar a presença de certos minerais que, reagindo com eletrólitos presentes no solo, dão origem a potenciais eletroquímicos. Um corpo sulfuroso que esteja mais oxidado na sua superfície superior que na inferior, originará um potencial elétrico que será detectável por galvanômetros dispostos à superfície.

Polarização induzida:

Este método permite diagnosticar a ocorrência de trocas iônicas que se processam na superfície dos grãos metálicos. Ele é usado principalmente na exploração de sulfuretos.

Magnetotelúrico:

Usa as correntes naturais da terra (campos magnéticos alternos) que induzem correntes (e por sua vez novos campos magnéticos) quando atravessam os materiais condutores presentes no solo.

Eletromagnético:

Como o nome indica este método baseia-se na propagação de campos eletromagnéticos de baixa frequência, quer acima, quer abaixo da superfície. É muito usado na exploração mineral (os detectores de metais usam este método).

Métodos Sísmicos:

Os métodos sísmicos são baseados na emissão de ondas sísmicas artificiais geradas à superfície. Essas ondas são monitorizadas através do seu “eco” após terem percorrido o interior do solo e regressado à superfície depois de terem sido refletidas e refratadas pelas descontinuidades da crosta. Distinguem-se duas variedades de métodos sísmicos: Refração, Reflexão, Crosshole, Downhole, Ondas Superficiais (SASW, MASW).

Perfilagem de Poços:

A Geofísica de Poço trata com um grande conjunto de técnicas de aquisição, processamento e interpretação das propriedades físicas das rochas atravessadas por um poço, com os seguintes objetivos:
Auxiliar na produção de um modelo geológico do reservatório
Qualificar e manter a explotação do fluido de interesse em um poço produtor

    Peça um Orçamento